BIOGRAFIA

"IVAN CRUZ: O ARTISTA DAS BRINCADEIRAS DE CRIANÇA

 

               As obras de Ivan Cruz, retratando as brincadeiras, em sua série “Brincadeiras de Criança”, circulam por todo o Brasil e o exterior por meio de livros didáticos, gravuras, esculturas, objetos utilitários, pinturas e desenhos. O artista, que até a atualidade (ano de 2020), no campo artístico, continua pintando e esculpindo essa temática, circula também no campo educacional em visitas a vários estados brasileiros, encontrando crianças e professores das mais diversas escolas que desenvolvem ações e projetos pedagógicos a partir da sua obra.

              O público admirador das obras de Ivan Cruz é bastante diversificado, pois o tema abordado nas suas obras é universal e atemporal, abrangendo o interesse de diferentes perfis, classes sociais e faixas etárias. Ainda assim, o perfil que mais é tocado pela sua obra é o público infantil e o de profissionais da educação. 

            A obra do Ivan Cruz tem grande relevância cultural, artística e sócio-educativa. Atualmente vem realizando parceria e atividades com o Projeto Feito pra Brincar, com os arte-educadores Ana Luiza Barbosa e Yuri Vasconcellos, filho do artista, em oficinas de Brincadeiras Tradicionais, para pais e filhos e também uma específica para professoras e professores.

        Até o final dos anos 1990, Ivan Cruz já havia pintado mais de 200 quadros, retratando mais de cem brincadeiras. Destaque em 2001 a exposição nos salões da Unidade Chile da Caixa Econômica Federal (Rio de Janeiro/RJ), sendo um sucesso de visitação e crítica, dentre outras exposições nacionais. Um dos importantes acervos públicos de suas obras, é o do município de Cabo Frio, com 18 conjuntos escultóricos em bronze com “crianças” de aproximadamente 1,2 metro de altura. 

               A utilização das imagens das obras da série “Brincadeiras de Criança” em livros didáticos e projetos pedagógicos foi crescendo desde os anos 2000, e através da multiplicação de seu alcance, diariamente o artista recebe e-mails, correspondências e ligações de educadores que realizam atividades e projetos educacionais com a arte de Ivan. São educadores de diversas regiões brasileiras, podendo-se concluir que a receptividade das obras do artista é assimilada por toda a diversidade cultural que o país possui.

             Ivan Cruz também teve suas obras e sua história reproduzida em 287 publicações de diversas editoras brasileiras (dados de julho de 2019), predominando, nesse caso, livros didáticos dos segmentos de ensino infantil e ensino fundamental. Somando as tiragens chega-se ao um número de mais de 500 mil livros impressos, que estão hoje nas mãos de estudantes brasileiros. Entre essas editoras estão: Editora Brasil, Editora Moderna, Editora Ática, Editora Saraiva, Sistema Positivo, FTD, Instituto Piaget, além da Secretaria Estadual de Educação de São Paulo e Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro.

           Uma das ações mais valorizadas por Ivan Cruz atualmente é a realização de visitas a essas comunidades escolares. O artista já percorreu escolas no Rio de Janeiro, Piauí, São Paulo, Bahia, Minas Gerais e Maranhão. Foi homenageado no IV Seminário Nacional de Educação Infantil, realizado em 2015 pela OMEP (Organização Mundial para a Educação Pré-escolar) em Santos/SP. Destacam-se também a criação de salas de leitura, salas de aula e bibliotecas escolares com o nome do artista, em São Paulo/SP e no interior do Rio de Janeiro.

Desde os anos 1990 Ivan Cruz retratou mais de 100 brincadeiras, em mais de 800 diferentes obras, entre quadros, esculturas, desenhos, gravuras e pinturas em murais localizados em espaços públicos e privados. No ano de 1999, oito de suas pinturas foram reproduzidas em cartões de telefone público da TELEMAR, com tiragem de 200 mil cartões por obra, totalizando 1.600.000 reproduções, com estimativa da empresa de alcance de 5 milhões de pessoas."

Projeto Feito pra Brincar: Ana Luiza Barbosa e Yuri Vasconcellos (Arte-Educadores)

ivan_cruz_no_atelier.jpg

GALERIA                  DAS OBRAS:

*São mais de 800 obras, entre quadros, desenhos e esculturas. Estamos em constante trabalho de levantamento dos trabalhos do artista, para em breve disponibilizarmos ainda mais seu acervo

  • Instagram Social Icon
  • Facebook Social Icon

Infos: ZAP: 22 97401-8090  feitoprabrincar@gmail.com

© 2017 Feito Pra Brincar MEI. Todos os direitos reservados. CNPJ 14.415.493/0001-35 Cabo Frio- RJ por Ayamô Produção & Arte

As fotos aqui veiculadas, logotipo e marca são de propriedade ou cedidas para www.feitoprabrincar.com. É vedada a sua reprodução, total ou parcial.