Oficina de Brincadeiras Tradicionais:
Apresenta e trabalha com brinquedos e brincadeiras pertencentes ao patrimônio imaterial cultural brasileiro. Referência às obras do artista Ivan Cruz, e utilização de materiais e brinquedos, tais como: bola-de-gude, corda, avião de papel, e etc. Oportuniza o livre brincar e incentiva a ludicidade na educação.
Oficina de Músicas Brincadas:
Aborda canções, cantigas e brincadeiras de ritmo, palmas e roda. Utilização de instrumentos musicais alternativos, com materiais reutilizados.
Ênfase nos ritmos populares tradicionais, nos brincantes e folguedos,
trabalhando ritmo, timbre, melodia e muita alegria.
Tanto a Oficina de Brincadeiras Tradicionais, como a Oficina de Músicas Brincadas
podem ser desenvolvidas nos três formatos abaixo:
PARA CRIANÇAS
NAS ESCOLAS:
É oferecida para turmas escolares, podendo ocorrer no ambiente escolar (turmas/agrupadas), em ambiente preparado com os materiais, equipamento de som e muitos brinquedos lógico! ; )
FORMAÇÃO CONTINUADA
PARA PROFESSORAS
E PROFESSORES:
Voltada para a educação básica, sendo principalmente professores do 1º segmento do Ensino Fundamental e da Educação Infantil.
Nesse caso, as mesmas brincadeiras da oficina para as crianças são vivenciadas, mas a abordagem é voltada para reflexão sobre a prática pedagógica, sobre a BNCC e as possibilidades de se trabalhar as brincadeira na sala de aula.
Apresentação teórica, debates e atividades práticas para todas e todos vivenciarem o conteúdo apresentado.
PARA AS CRIANÇAS JUNTO COM SEUS FAMILIARES
(pais, responsáveis):
Nesse formato, a brincadeira é vivida em conjunto, onde os adultos também brincam, propiciando a troca de saberes e experiências, o relacionamento intergeracional e o estreitamento dos laços familiares, podendo ser realizada em espaços culturais, escolas e locais afins.
Entendemos como material de trabalho as brincadeiras tradicionais, tais como: amarelinha, bola-de-gude, pular corda, subir em árvores, bambolê, pião, além de cirandas e cantigas de roda, brincadeiras de palmas, entre outras inúmeras manifestações da cultura popular brasileira.
O conteúdo é sempre abordado pelos Arte-Educadores do projeto com total ludicidade e ênfase no aprender fazendo, brincando de verdade.
"Brincadeiras e Cultura Popular na Educação
Oficina on-line premiada pelo Edital Cultura Presente nas Redes - RJ
Aconteceu no dia 18 de outubro de 2020 a Oficina Online: "Brincadeiras e Cultura Popular na Educação" com os Arte-Educadores Ana Luiza Barbosa e Yuri Vasconcellos.
Tivemos a participação de professores, profissionais da cultura e muita gente aproveitando a programação gratuita dessa oficina premiada pelo Edital Cultura Presente nas Redes do Governo Estadual do Rio de Janeiro!
A transmissão foi feita na página do Facebook do Projeto Feito pra Brincar! (CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A GRAVAÇÃO!)